Como tornar The Sims 4 mais excitante?

Heeei! E ai como vai indo sua quarentena? Eu sei, provavelmente você gostaria de estar jogando The Sims 5 nesse momento, mas infelizmente isso não aconteceu (ainda). E com uma geração tão longa, não me surpreende que cada vez mais, nos sintamos relativamente insatisfeitos com The Sims 4, uma vez que apesar de seis anos, ainda faltam uma série de recursos que gostaríamos que tivesse desde o jogo base. Mas olha só, hoje, eu to aqui pra propor um diálogo diferente!

E se, ao invés de focarmos no que falta no jogo ou poderia ter, focássemos exclusivamente em como podemos mudar nosso comportamento em relação ao jogo? Afinal, essa é a unica coisa sobre a qual temos controle. Como fã e amante da franquia, eu entendo totalmente sua insatisfação, mas como amigo, preciso te incentivar a dar um passo além. Então… Você ta afim de embarcar nessa comigo?

Como superar o bloqueio criativo

Você com certeza já tentou todos os desafios que encontrou pela internet, pra experimentar o jogo por outras perspectivas, certo? E se isso não ajudou, a verdade é que como jogadores precisamos ter a mente aberta!

Ou seja, The Sims 1 teve coisas que The Sims 2, 3 e 4 nunca tiveram! Recursos de jogabilidade icônicos! O mesmo aconteceu com The Sims 2 e seu sistema exclusivo de apartamentos (por exemplo) ou diversos outros recursos! E o mundo aberto de The Sims 3 ou sua personalização quase infinita? Agora, convenhamos que apesar disso tudo, The Sims 4 nos trouxe experiências um pouquinho mais profundas, cenários mais vivos e detalhados, assim como ferramentas que facilitaram demais nossa vida! No fim das contas, cada The Sims é único e apesar do nosso desejo e anseio por determinados recursos, precisamos aceitar que cada geração é diferente por diversos motivos.

Acredito que a ideia em relação à troca de gerações é sempre explorar outras possibilidades e jogabilidades, além de manter a o que funciona muito bem, obviamente. Tendo isso em vista, podemos parar de comparar cada uma das gerações e aceitar que há pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens, e aspectos que nos conquistam ou repunam. Com essa consciência, podemos dar o próximo passo.

Faça coisas diferentes

Na maioria das vezes eu jogo com um único Sim ou no máximo um casal. E de certa maneira, isso limita completamente minha experiência, uma vez que o jogo se torna totalmente previsível e meu modo de jogar é sempre “a família feliz com a vida perfeita que precisou se esforçar, mas teve tudo ao alcance de um motherlode…” Sem filhos, sem responsabilidades e sem deveres maiores se não curtir a vida e explorar suas habilidades.

Sem uma história com profundidade ou um relativo drama, tudo que faço é totalmente premeditado e um dos fatores que torna The Sims divertido é o fator Surpresa. E sim, eu sei que isso deveria ser responsabilidade da Maxis, mas, se eu não jogar o suficiente para ser pego desprevenido, fica difícil encarar algum evento por outra perspectiva!

Uma vez eu passei algum tempo sem jogar com meu Sim principal e quando o encontrei ele estava obeso! Consegue imaginar o sacrifício e dietas que precisei orientá-lo a fazer para depois de longas e exaustivas 3 semanas ele finalmente recuperar a forma? Pela primeira vez em 6 anos eu fiz isso sem editá-lo diretamente no CAS. E foi divertido demais!

Agora, com a chegada de pacotes cada vez mais nichados, fica fácil explorar eventos singulares e diferentes daqueles que habitualmente eu costumo experimentar!

Use todos os recursos possíveis que você tiver

Por incrível que pareça, a maioria de nós, entramos em um fluxo de rotina tão automático que acabamos usufruindo das novas ferramentas e recursos apenas algumas horas após o lançamento de cada novo pacote de jogo ou expansão. E vamos tão famintos à esse pote de mel, que a experiência de longo prazo acaba se tornando monótona e desagradável. Não me surpreende, afinal conferimos tudo que o jogo oferece através de cheats e acesso fácil. Deveriam criar um mod para limitar o uso de cheats de vez em quando! Haha

Quer dizer, quantas vezes você usou o calendário no ultimo ano?
Quantos grupos você criou? E o que fez com esses grupos? Marcou encontros? Fez uma festa no restaurante? Aliás, qual foi a última vez que você fez alguma comemoração em alto estilo?

Quando foi a ultima vez que você visitou um negócio para fazer compras? Você por acaso voltou à explorar as tumbas nos ultimos meses? Quantas viagens de lancha você fez por sulani? Com quantos vampiros você se encontrou nas ultimas semanas? Você por acaso tirou algumas horas pra cantar loucamente no Karaokê? Qual foi o ultimo festival do qual você participou?

Entende… são tantas possibilidades que deixamos de encarar, porque “não fazem parte do meu estilo de gameplay”… Com os recursos mais recentes de sentimentos, isso apenas torna cada uma dessas experiências mais valiosas e marcantes para os nossos Sims, por que não tentar tirar proveito disso, agora? Sério, vá fazer um sorvete e adicione alguns ingredientes estranhos!

Atualize seus lotes com novos
recursos e possibilidades

Com tantas vantagens adicionais que recebemos no decorrer do tempo, eu aposto que um dos recursos que você mal explorou está relacionado aos traços dos lotes! Você sabia que não só pode determinar o comportamento dos Sims através dele, como também o tipo de Sim que visita esse lugar? Assim como agregar ou subtrair vantagens, tornar a vida de seu Sim mais fácil ou mais complicada e desafiadora. Mas, é um recurso que está ali de canto, tristinho por você não utilizá-lo.

E o que dizer das chances de você criar clubes secretos dentro de lotes… Normais? Uma biblioteca antiga e vazia se torna o lar de Hackers profissionais que estão tentando controlar o governo ou pegar aquele político corrupto que está desviando alguns Simoleons da cidade. Use sua criatividade, porque com os clubes do Junte-se à galera, você pode fazer diversas coisas legais! Como por exemplo, um grupo de entusiastas culinários que cozinham de graça pra sua confeitaria! O céu é o limite.

O que os outros Simmers estão
fazendo e como estão jogando?

Se depois de todas essas dicas, você ainda sente que falta inspiração, o que seus Youtubers ou streammers favoritos estão fazendo no jogo, nesse momento? Porque há muito a se explorar. Eu aposto que você não completou todas as habilidades ou carreiras, muito menos as coleções. E por mais que possa parecer um comportamento repetitivo, a unica forma de ser surpreendido jogando The Sims é abrindo-se ao desconhecido e correndo risco pra ver no que vai dar. Na pior das hipóteses pode não dar em nada tão diferente, na melhor, você pode acabar descobrindo um esquema estranho que ta rolando por trás do jogo, sem o seu conhecimento. Essas oportunidades e negócios nos dão a chance de entender e conhecer melhor o mundo dos nossos Sims!

Eu espero que você tenha gostado desse artigo, e ele o tenha ajudado à refletir sobre como pode se tornar mais criativo e expressar suas ideias dentro de The Sims 4, como você já o fez em The Sims 1, The Sims 2 e The Sims 3. A próxima geração está mais perto do que nunca, usufrua com vontade de tudo que conquistamos até aqui!

avatar do autor
Erick Franceschetto Machado
Eu sou Boring Bones, construo mundos pra The Sims 3 e ensino você como otimizar seus jogos favoritos da franquia! Jogo The Sims à mais de 15 anos e já participei ativamente como jornalista, colaborador, moderador e administrador em diversas comunidades de The Sims como: Cidade dos Sims, Os games Ea, Alala Sims e Simsnote. Você pode me encontrar para lives ao vivo quase todos os dias no Youtube a partir das 20 horas.