Richard Evans, produtor do The Sims 3, mostrou em uma apresentação da GDC como foi o processo de desenvolvimento da simulação no game. As palestras da GDC cobrem uma variedade de tópicos de desenvolvimento, incluindo design de jogos, programação, áudio, artes visuais, gestão de negócios, produção, jogos online e muito mais. Para assistir ao vídeo completo em que Richard apresenta complexos sistemas do The Sims 3 clique aqui.
Nesta apresentação, o foco foi mostrar como a personalidade funciona no The Sims 3, e como foi desenvolvida. Porém uma coisa chamou a atenção; um protótipo de testes da simulação no The Sims 3.
O protótipo em questão mostrava Sims, casas, objetos, e um primórdio de um mundo aberto, tudo em 2D. Sabemos que o The Sims 3 assim como o seu antecessor e sucessor utiliza gráficos 3D, porém, para um protótipo de simulação os gráficos são a parte menos importante. O que realmente estava em jogo, era testar e desenvolver interações e variáveis que compunham a personalidade dos Sims, e como essas variáveis iriam interagir com o mundo e com os outros Sims.
Segue abaixo algumas Capturas feitas a partir de um vídeo que Evans mostrou na apresentação:
Note alguns detalhes nas imagens: o nome do programa em execução é “Sims 3 Living World Gameplay Prototype“. Na interface já era possível perceber o sistema de ações, sistema de carreiras, sistema de interações, sistema de relacionamentos, inventário, tarefas (provavelmente relacionadas ao desejo duradouro), e até um botão para ir direto ao CAS.
Esse programa definitivamente não se parece nada com o The Sims 3 que conhecemos hoje. Provavelmente foi desenvolvido enquanto os pacotes do The Sims 2 eram lançados.
Veja também como foram os PROTÓTIPOS DO THE SIMS 4!