E se eu dissesse que tem uma vizinhança incrível esperando você no The Sims 3?

Em abril do ano passado, compartilhei por aqui uma pequena visão do que viria a se tornar um grande mapa pra The Sims 3! Com os avanços recentes de The Sims 4 e seus pacotes quebrados, muitos jogadores tem voltado a jogar os antigos jogos da franquia. Isso me deixa extremamente empolgado, porque sei que não estou sozinho nisso! Quer dizer, eu sinto muito pelo The Sims 4, é de fato uma pena e acaba sendo difícil de proteger ou continuar jogando, mas por outro lado, que bom que tivemos jogos bem encaminhados no passado. Eles não eram perfeitos, mas hoje estão numa posição relativamente melhor de se jogar, aproveitar e brincar!

Hoje vim compartilhar com vocês um pouco do que tem acontecido nos bastidores de OldSunset! O mapa vem recebendo melhorias mensalmente e todo dia 28 do mês recebe atualização e é disponibilizado pra Download para apoiadores do Patreon ou do Clube de membros do canal no Youtube.

Como nos outros meses, trabalhar na última versão de OldSunset foi extremamente DESAFIADOR. Isso porque essa atualização trouxe muitas mudanças! A principal delas é a remoção de praticamente TODOS os conteúdos personalizados. Isso significa que diversas janelas, portas ou objetos ornamentais foram removidos. Incluindo itens novos com interações. Mantive somente conteúdos personalizados autorais e mods essenciais pra manter a aparência de OldSunset como você a conhece (ou seja: mods de iluminação, sombreamento, desempenho e etc).

Pra tornar essa mudança praticamente imperceptível, todos os 79 lotes já construídos ao longo desses meses passaram por ajustes finos de textura e adaptação. Tudo em prol de um benefício maior: como você sabe, quanto menos conteúdo personalizado melhor!  O desempenho sempre agradece.

Falando em mapa, vamos conferir como está o centro de OldSunset atualmente?

E é nesse ponto que tocamos em outra mudança: OldSunset passou por uma adaptação geográfica! Esse ajuste foi sutil, mas deu um toque ainda mais familiar ao mapa. Você pode ver mais detalhes sobre essa mudança NESTE post. Dessa forma conseguimos obter um visual ainda mais semelhante à versão beta de Sunset Valley!

Seguido a isso, senti que os mapas de textura não refletiam a singularidade e destaque visuais que OldSunset merecia. Era necessário estilizar ainda mais. Então trabalhei ao lado da World Machine, uma ferramenta que cria mapas de altura e textura de forma mais realista e coerente. E aqui está o resultado:

Quando trouxe essa mudanças, o pessoal do Twitter ficou extremamente dividido, preferindo a versão anterior (a mais verde). E eu respeito isso, afinal passei mais de 10 horas fazendo ajustes pra obter o novo visual, e, é claro que ainda precisa ser refinado.  

Mas essa mudança será fundamental para o futuro. Pois um dos últimos passos será remover os excessos.  E por excessos quero dizer: Remover toda e qualquer vegetação que esteja criando uma sensação de poluição visual no mapa (ou seja, excesso de informação). A retexturização me permite manter as plantas, mas espalhá-las de forma mais natural.

Ressalto, continuarei trabalhando nos próximos meses para ajustar TODA vegetação e trazê-las para dentro dos vincos criados no meio das montanhas. Pra que dessa forma não tenhamos nenhum pinheiro brotando de rochas Hahah.

No Gif acima, fica mais visível como essa mudança trouxe um aspecto visual mais agradável. Preenchendo espaços vazios e espalhando melhor a natureza em torno do mapa.

Mas como você sabe, nem só de aspectos visuais são feitas nossas atualizações mensais! OldSunset está recebendo pelo menos 9 novos lotes. E em homenagem ao aniversário da franquia, alguns deles podem ser nostálgicos. Afinal, o clássico nunca sai de moda!

Diversos desses lotes são decorativos, mas possuímos (como de costume) lotes com interior decorados nessa versão. E como o voto da maioria foi para Mais lotes urbanos, é claro que este foi nosso foco atual. 

Além dos clássicos, trouxemos novas construções que se harmonizam com pelo menos 3 distritos que estão sendo desenvolvidos simultaneamente ao longo das atualizações. 

Mas fique tranquilo, não pretendo mostrar todos os lotes pra não estragar a surpresa! Entre no mapa e descubra por si só onde eles estão! Será que você encontrará todos? Ah e antes que eu esqueça, alguns Sims estavam botando fogo acidentalmente em suas casas, então a prefeitura requisitou a construção de um Departamento de combate a incêndios. De nada!

Uma informação importante: A delegacia de Polícia, o hospital, o covil dos bandidos e a livraria deixaram de ser lotes abertos e passaram a se tornar Rabbit Holes. Passei algum tempo refletindo em suas funcionalidades como lotes abertos, e conclui que a gameplay seria repetitiva, enfadonha e sem sentido. Quer dizer, a delegacia seria como uma academia, o hospital seria extremamente semelhante ao laboratório (porém não teríamos como receber pacientes), enquanto que o covil dos bandidos e a livraria seriam muito rasos. Com estes ajustes, consegui aumentar o desempenho na área central de OldSunset que sempre causava uma queda de Fps maior do que eu me sinto confortável em experimentar. 

Os lotes continuam lá, mas a partir dessa atualização, sem interior. Sei que essa noticia pode parecer ruim, mas acredito que vai de encontro com o que busco para o mapa. Além do mais, se você ainda deseja jogar com estes lotes funcionais, eles estão disponíveis nas versões anteriores de OldSunset, basta transferir o lote de um save pra outro.

Certo. Se você achou que isso fosse tudo… Que nada, ainda consegui encontrar tempo nesse mês curtíssimo pra levar sua experiência em OldSunset ainda mais longe! Espera, você não entendeu? Me debrucei durante 8 horas ao longo da madrugada pra entender como funcionavam os mods de tela de carregamento inicial do jogo e fazer engenharia reversa pra criar uma tela de abertura (LINDA) e personalizada! Dá só uma olhada e depois me conta o que achou:

Se tudo continuar transcorrendo bem, vamos transformar The Sims 3 no jogo conceitual que sempre imaginei. Me desejem sorte! Acho que consegui cobrir todas as novidades que estão chegando pro nosso mundo neste mês. Me conta nos comentários o que você achou e quais mudanças ainda gostaria de ver chegando ao longo dos próximos meses! Ficarei feliz com seu comentário.

O mapa já está disponível pra Download AQUI.

Agora depois de conferir todas as novidades, eu convido você pra se inscrever no nosso canal do Youtube, pois semanalmente fazemos lives compartilhando tudo que vem acontecendo em OldSunset! Desde speedbuilds até gameplays. É uma ótima experiência pra reviver os tempos antigos de glória do The Sims 3, sem os travamentos constantes!

Aproveito pra desejar um Mês de março maravilhoso pra todos vocês e novamente, agradecer os apoiadores por seu apoio contínuo no Patreon ou no Clube de membros do Youtube. Vocês tornam tudo isso possível e viabilizam a monetização de uma paixão de mais de 16 anos. Obrigado! <3

E caso esta seja sua primeira vez conferindo esse projeto, saiba que ele estará disponível gratuitamente pra todos em breve! Assim que tiver concluído. O que você fará primeiro quando entrar no mapa?

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Erick Franceschetto Machado
Eu sou Boring Bones, construo mundos pra The Sims 3 e ensino você como otimizar seus jogos favoritos da franquia! Jogo The Sims à mais de 15 anos e já participei ativamente como jornalista, colaborador, moderador e administrador em diversas comunidades de The Sims como: Cidade dos Sims, Os games Ea, Alala Sims e Simsnote. Você pode me encontrar para lives ao vivo quase todos os dias no Youtube a partir das 20 horas.