Nesses quase 9 anos de The Sims 4, muita coisa foi adicionada ao jogo através de atualizações e dos inúmeros pacotes que a Maxis lançou. Mas uma coisa que muitos jogadores não sabem é que algumas dessas coisas adicionadas tiveram promessas ou intenções de ampliação do conteúdo em atualizações e pacotes futuros, porém não foi exatamente assim que aconteceu. Além disso, foram introduzidas novas mecânicas promissoras ao jogo, mas que acabaram sendo abandonadas.
Hoje vamos falar sobre a maioria dos recursos que o The Sims 4 recebeu, mas que ao longo do tempo não receberam adições, foram completamente abandonados pelos produtores, que tiveram uma implementação inconclusa ou até mesmo foram removidos do jogo. Este artigo foi baseado em um meme que eu postei no meu Twitter e um post que eu fiz no meu Tumblr, tudo em inglês. Aqui eu vou traduzir tudo, e ainda encher de informações potencialmente relevantes e uma pitada bem grande de opinião pessoal.
Recursos abandonados, removidos ou não finalizados
Coleções de Objetos
Introduzidas no The Sims 2, as coleções de objetos eram um novo tipo de pacote, que custavam a metade do preço de um pacote de expansão, porém vindo somente com objetos dos modos Compra e Construção e itens do Criar um Sim. No The Sims 4, este tipo de pacote foi elevado a um novo patamar, tendo a metade do preço das coleções de objetos dos jogos anteriores, mas com um grande diferencial: pelo menos uma mecânica nova de gameplay.
Novos objetos interativos, novas carreiras, novas habilidades, novos NPCs, novas mecânicas de gameplay… As coleções de objetos do The Sims 4, apesar de algumas das primeiras não terem sido lá grandes coisas, foram mostrando seu potencial ao longo do tempo, mas também tivemos alguns tropeções, como a infame coleção de objetos Meu Primeiro Bichinho, que foi extremamente ultrajante ao exigir que o jogador tivesse outro conteúdo pago (a expansão Gatos e Cães) para ter acesso a maior parte do conteúdo que vem nela.
Depois de um tempo de hiato, tivemos ótimas coleções de objetos, como Vida Compacta, Moschino, Truques de Tricô e Sobrenatural. Esta última coleção de objetos, que um dia jamais imaginaríamos que seria de fato a última coleção a ser lançada para o jogo, trouxe uma mecânica de gameplay nunca antes vista no The Sims: casas assombradas! Além disso, ela também trouxe a habilidade Médium, a carreira de Investigador Paranormal, espectros, objetos amaldiçoados e dois NPCs super carismáticos: Guinho, um ex-investigador paranormal que se tornou um fantasma e vive paquerador, e também trouxe o retorno da clássica Ossilda, mas dessa vez sem o seu característico caixão. Também temos a tenebrosa Temperança, que vive furiosa e dando gritos assustadores.
Uma coleção de objetos tão boa que poderia quase ser considerada um pacote de jogo.
E talvez esse tenha sido o motivo do fim desse tipo de pacote.
Parece que a linha tênue entre coleção de objetos e pacote de jogo estava sendo quase ultrapassada, e também pelo lado dos pacotes de jogo, porque Decoração dos Sonhos mais parece uma coleção de objetos glorificada do que um pacote de jogo, já que ela não trouxe nenhum elemento novo de gameplay além da carreira de design de interiores, que é basicamente fazer algumas perguntas para seus clientes e soltar a criatividade no Modo Construção.
Kits de Gameplay
Sucessores não-oficiais das coleções de objetos (que nunca foram ditas como oficialmente descontinuadas pela EA), os Kits são um tipo de DLC com conteúdo de nicho que foi introduzido ao The Sims 4. No lançamento dos 3 primeiros Kits, foram estabelecidos que cada kit, de forma individual, traria conteúdos do Criar um Sim, Modo Construção ou uma nova mecânica de gameplay, e também sendo uma forma de trazer pequenos conteúdos para os jogadores de console, que infelizmente não podem usar mods e conteúdos personalizados devido às políticas super restritas da Sony e Microsoft.
O único kit com gameplay a ser lançado foi justamente um dos 3 primeiros: Faxina Fantástica, traz um sistema de gameplay em que você precisa manter a sua casa limpa, e tem a ajuda de um aspirador de pó de chão ou um portátil. Como não podem faltar as clássicas bobeiras do The Sims, você pode ter coelhinhos de poeira e até ganhar Simoleons escondidos durante faxinas.
Porém, esse kit teve um lançamento super problemático, cheio de bugs relacionados a justamente a única coisa que ele tem, e alguns bugs ainda persistem nos dias de hoje.
Ao todo, VINTE E UM kits foram lançados desde a sua introdução, em 2021, e ainda tem mais dois para ser lançados até junho, mas somente um deles foi um kit de gameplay. Será que isso quer dizer alguma coisa?
Provavelmente desistiram dos kits de gameplay porque seria muito difícil entregar alguma gameplay relevante pra uma DLC tão pequena e barata (para eles, que não vivem no Brasil) e com uma qualidade aceitável, pra não repetir o lançamento desastroso do Faxina Fantástica.
Pacotes Gratuitos
Alguns meses após o lançamento do The Sims 4, recebemos o pacote gratuito Festas de Fim de Ano, com itens inspirados em festas tradicionais de fim de ano, como o Natal.
Este pacote recebeu diversas atualizações com mais itens representando mais feriados tradicionais, mas não tivemos mais nenhum pacote gratuito desde então, somente itens avulsos, como a Guitarra Mórbida da Dona Morte (disponível ao assinar a newsletter do jogo) e o quadro de família (que era desbloqueado ao jogar o The Sims Mobile, disponibilizado por tempo limitado).
Sims canhotos e destros
Durante o desenvolvimento do The Sims 4, foi anunciado que os Sims poderiam ser destros ou canhotos, porém isso seria definido de forma aleatória pelo jogo, sem dar o direito de escolha ao jogador, ao menos que você use cheats para isso.
A princípio, uma ideia muito legal, mas que acabou ficando limitada. Basicamente, isso só influencia em interações como comer, beber e segurar objetos, no restante da gameplay os Sims farão tudo com a mão direita como principal.
Triste pra mim, que sou canhoto e adoraria ver meus Sims fazendo coisas como tocar instrumentos de corda usando a mão esquerda como principal. Quem sabe um dia eu aprendo a mexer com programação, scripts e animação e crio um mod pra isso.
Salvamento automático
(não tenho nem imagens, de tão desconhecido que esse recurso era)
Você sabia que o The Sims 4 possuía um recurso de salvamento automático? Possivelmente não. E eu não te culpo por isso, já que mesmo quando existia era um recurso um tanto obscuro.
Este recurso servia para casos em que você acabasse esquecendo de salvar o jogo, como ao sair sem salvar, ir para o menu principal sem salvar e também ao criar um novo jogo.
Mas era só isso. Você não podia, por exemplo, colocar o jogo pra salvar a cada x minutos, ao viajar para outros lotes ou a cada ciclo de dia do jogo, sendo quase que inútil para a maioria dos jogadores.
A EA removeu esse recurso em 2017, alegando que ele não funcionava como o esperado, mas eles nem se preocuparam em tentar deixá-lo minimamente mais útil.
Aplicativo da Galeria
Outra coisa um tanto obscura envolvendo o The Sims 4.
O jogo chegou a ter um aplicativo oficial da Galeria para Android e iOS, lançado em 2015, que te permitia visualizar os conteúdos enviados por outros jogadores, comentar nas criações, adicionar como favoritos e ainda enviar para baixar no seu jogo.
Sem muito alarde, a EA descontinuou o aplicativo em 2017.
Relançamentos de Pacotes
Depois de fazer pesquisas com os jogadores sobre adicionar conteúdos a pacotes já lançados, a EA introduziu um novo conceito ao The Sims 4: os pacotes renovados (ou pack refresh, em inglês), no qual seguiriam exatamente o que foi dito na pesquisa.
O único pacote que recebeu esse tratamento (perdão pelo trocadilho infame) foi o Dia de Spa, que recebeu interações de manicure, máscaras faciais, unhas para os Sims via atualização, sessões de meditação e yoga em grupo e o desbloqueio dessas atividades para crianças.
Infelizmente, nenhum outro pacote recebeu esse relançamento, mesmo que a gente saiba que vários deles mereciam receber novos conteúdos, como num post que eu fiz sobre como os pacotes poderiam ser melhorados. Talvez o retorno financeiro não foi tão bom, ou tiveram que priorizar conteúdos novos em detrimento de revisar conteúdos já lançados.
Conquistas
Apesar de o The Sims ser uma franquia de jogos sandbox, no qual você não tem um objetivo fixo e faz o que quiser, o The Sims 4 possui um recurso de conquistas, em que você pode, teoricamente, “zerar” o jogo por ter feito todas as conquistas.
Existem várias conquistas a serem feitas, algumas bem simples como chegar ao nível 10 de uma habilidade, e outras como ter CEM gerações da mesma família.
Quem costuma gostar das conquistas é quem joga no PlayStation, já que a plataforma te dá o famoso troféu virtual de platina ao completar 100% das conquistas de um jogo, e inclusive alguns jogadores descobriram truques para conseguir completar as conquistas sem necessariamente fazer toda a gameplay necessária.
Só que a EA não parece se importar muito com as conquistas, já que a maioria delas é do jogo base, e as que foram lançadas em expansões ou outros pacotes são pouquíssimas, inclusive o pacote de expansão Estações foi o último a trazer conquistas para o jogo.
Histórias de Casamento e os conteúdos que foram deixados para trás
O pacote de jogo Histórias de Casamento, lançado no começo de 2022, provavelmente foi o lançamento mais turbulento do The Sims 4. Problemas envolvendo as leis anti-LGBT da Rússia, lançamento adiado, inúmeros bugs gravíssimos…
Esse pacote foi evidentemente apressado para ser lançado perto do Valentine’s Day (Dia dos Namorados nos EUA), o que causou um número de consequências terríveis.
Uma delas foi o corte da interação que permitiria que cães pudessem carregar o buquê de flores para o altar nas cerimônias de casamento. A interação está no jogo, porém só pode ser acessada através de cheats ou com um mod que a habilita de forma permanente.
Outro recurso lançado de forma apressada foi a interação de um dos noivos pedir a benção de um dos pais do outro noivo. A interação em si funciona, mas não gera nenhum moodlet para os Sims envolvidos. Mas deveria ter, já que uma modder descobriu que haviam ícones nos arquivos internos do pacote relacionados a essa interação. Uma pena que não fizeram direito.
Recursos que parecem estar sendo deixados de lado, mas não dá pra dizer que estão completamente abandonados
Entrega Expressa dos Sims (SDX)
Introduzidas em 2021, as entregas expressas servem como uma mini atualização para o jogo, trazendo novos recursos e correções de pequenos bugs sem a necessidade de um patch de jogo completo.
Diversos itens do Criar um Sim, Modo Construção e várias comidas (brasileiras também!) foram adicionadas através desse recurso, porém não tivemos nenhuma entrega em 2023… ou será que tivemos?
A atualização do dia 18 de Abril trouxe o desbloqueio de novos slots para itens de banheiro e também um conjunto de roupas íntimas, porém ao vasculhar os arquivos internos, foi descoberto que esses itens estão catalogados internamente como parte de uma SDX… Será que ainda podemos ter alguma esperança de que não abandonaram esse recurso?
Cenários
Depois de os jogadores pedirem mais desafio no jogo, a EA levou isso muito ao pé da letra e lançou os cenários para o The Sims 4.
Eles consistem em pequenas situações, em que seu Sim precisa atingir determinado objetivo para completar o cenário, podendo ganhar pontos de aspiração, Simoleons, novos traços ou objetos desbloqueáveis ao completar esses cenários. Atualmente, todos os cenários podem ser feitos a qualquer momento, mas tivemos alguns que só poderiam ser iniciados dentro de um período específico de tempo real.
A EA fez de tudo para tornar os cenários mais atrativos, como fazer uma reformulação nos cenários e trazer níveis de dificuldade diferentes entre eles, poder jogar em cenários com famílias já jogadas na maioria deles (antes era necessário criar uma ou pegar uma da biblioteca para jogar) e até mesmo mudaram o layout do menu principal para dar mais destaque ao recurso.
Nenhum novo cenário foi adicionado em 2023 até então, mas não sabemos se os desenvolvedores pretendem dar continuidade ao recurso.
Cadê os recursos que me prometeram?
Reformulação dos Townies
A EA anunciou em 2021 que faria uma reformulação completa dos habitantes dos mundos do The Sims 4, de Willow Creek à Avelândia do Norte. A reformulação traria visuais condizentes com as origens étnicas dos Sims, e também traria uma história mais aprofundada.
Até então, só recebemos a família Caixão, via Entrega Expressa, e sem as histórias envolvendo os Sims. Espero que não tenham esquecido disso.
Personalização de pronomes em mais idiomas
Sempre com a preocupação de trazer maior representatividade para os jogadores, a EA introduziu em 2022 a possibilidade de personalização de pronomes, segundo eles, numa versão inicial.
Devido às diferenças gramaticais dos idiomas suportados pelo jogo, somente o inglês recebeu o recurso, já que nada se altera nos textos do jogo além dos pronomes em si. Em línguas que possuem uma flexão de gênero em mais termos além do pronome, como o português, a implementação desse recurso é bem mais complexa, já que exige praticamente reescrever todo o texto do jogo para funcionar com pronomes personalizados.
Só que já tem quase 1 ano que os pronomes foram lançados em inglês e a EA não deu nenhuma atualização quanto ao lançamento nos idiomas faltantes.
Em breve parte 2…
Bem, é isso! Fiquem ligados! A qualquer momento voltaremos com mais notícias do Mundo Simmer!
Siga a gente no Twitter para não perder nenhuma novidade: @cidadedossims.