A equipe de design da Maxis revela como as novas Residências de Aluguel proporcionam uma narrativa em estilo Sims para a vida comunitária.
O Pacote de Expansão mais recente do The Sims 4 já foi lançado, e nós da Maxis não vemos a hora de acompanhar vocês jogando. Assim como em qualquer Pacote de Expansão de Sims, Tomarang, o novo mundo inspirado no sudeste asiático, proporciona várias maneiras novas de expandir as histórias dos Sims, desde Traços e Aspirações inéditos a refeições e objetos nunca antes vistos. Mas a maior mudança presente nesta expansão é um novo sistema que promete experiências exclusivas para seus Sims: as Residências de Aluguel!
Com o The Sims 4 Pacote de Expansão Aluga-se, seus Sims poderão comprar, construir e gerencias residências de aluguel como Sims Proprietários, ou simplesmente viver nelas como Sims Inquilinos em um estilo de vida comunitário.
CONSTRUÇÕES EM ALICERCES FORTES
A equipe já queria adicionar este recurso ao jogo há algum tempo, pois era um pedido frequente dos Simmers. “Havia muita demanda da comunidade”, afirma Jessica Croft, Chefia de Design. “A gente sabia que o pessoal queria esta funcionalidade. E faz sentido, porque uma porção enorme do público e do resto do mundo mora em Residências de Aluguel. Portanto, incluir opções de aluguel torna o jogo muito mais realista com as experiências do mundo.”
“E foi parcialmente por isso que as criamos de modo superflexível!”, conta Sydnie Ritchie, Designer Sênior de Jogos. “Talvez você queira que seu Sim alugue um quarto extra, ou construa uma cabana no quintal dos avós. Quem sabe até planejar um império de apartamentos completos com várias propriedades? Há opções de sobra.”
Funciona da seguinte maneira: a residência de aluguel é um novo tipo de propriedade que também funciona como negócios. Quem quiser jogar com Sim Proprietários pode transformar um lote já existente em uma Residência de Aluguel, ou comprar uma como qualquer outro negócio. Então, é possível construir até seis unidades nesse espaço (além de uma área comunitária!) usando o controle de cômodos.
Mas não é obrigatório gerenciar os imóveis, seus Sims também podem aproveitar a vida comunitária pela perspectiva dos Inquilinos. Ou as duas opções: cuidando da residência onde moram junto com outros Sims!
“Queríamos que os Simmers pudessem contar as duas partes da história”, diz Jessica, “e também garantir liberdade de se expressarem do jeito que quisessem. Eu adoro as narrativas proporcionadas por uma vivência tão próxima entre Sims”.
Sydnie fornece alguns exemplos de como essas histórias podem se desenrolar: “Um Sim Proprietário ranzinza pode “culpar os Sims Inquilinos” pelos problemas existentes”, afirma ela, “enquanto um Sim mais positivo pode “Perguntar Condições da Propriedade Alugada” para tentar garantir uma propriedade mais bacana de se viver. Já os Sims Inquilinos podem “Reclamar” ou “Elogiar” as Condições da Propriedade Alugada para opinar a respeito das atividades exercidas pelos Sims Proprietários. E um Sim Inquilino extremamente descontente também pode “Notificar” alguém, quebrar o contrato e se mudar do imóvel antes da hora”.
Os aposentos próximos também garantem atividades inéditas. Os Sims podem espionar os vizinhos, por exemplo, ou até invadir os apartamentos alheios!
LAR É ONDE VOCÊ ESTÁ
Mas a experiência de morar em uma residência de aluguel pode acontecer em qualquer lugar! É isso mesmo, a equipe decidiu deixar as Residências de Aluguel disponíveis em todos os mundos dos Sims. “Um dos princípios fundamentais do The Sims é empoderar a história dos Simmers”, conta Sydnie. “Se limitássemos as residências de aluguel apenas ao novo mundo, estaríamos promovendo histórias muito menores.”
“Aplicado em qualquer mundo, um recurso como este adiciona muita profundidade ao jogo”, afirma Jessica. “Possibilitar a construção destes tipos de residência em qualquer mundo foi um belo desafio, mas limitaríamos demais a comunidade se elas pudessem ser feitas apenas em Tomarang. Ao garantir a edificação das Residências de Aluguel em todo mundo habitável, expandiríamos as possibilidades. Então o desafio valeu a pena.”
E essa dificuldade gerou desenvolvimentos incríveis. “As ferramentas de construção ficaram incríveis”, declara Sydnie. “Elas são intuitivas, mas poderosas, pois permitem que toda a comunidade faça algo novo e interessante. A tecnologia foi baseada parcialmente nas ferramentas do Vida na Cidade, mas a equipe de engenharia modificou e expandiu a funcionalidade, pensando em um reuso futuro, então tomara que este seja só o início!”
CONSTRUA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
Quem já morou em imóveis de aluguel por muito tempo sabe que o relacionamento entre senhorio e inquilino pode ser um tanto quanto complicado. “Há preocupações sérias e válidas sobre o custo de vida e o poder de quem gerencia as propriedades”, sustenta Jessica. “Conversamos muito internamente para garantir um nível de sensibilidade a respeito disto e pedimos a opinião de consultores externos, especialmente tratando-se da nova região.”
“Isso, o novo pacote tem um mundo baseado no sudeste asiático, então a gente não queria reproduzir gentrificação nem exploração”, conta Sydnie. “Então nos certificamos de que não iríamos criar histórias insensíveis porque a equipe se esforça muito para oferecer uma representação positiva.”
Mas esse é o diferencial do The Sims: a comunidade tem o poder de contar as próprias histórias. “Nós tentamos representar um mundo otimista no The Sims”, conta Jessica, “mas só fornecemos as ferramentas para a concepção de histórias. Quem escolhe quais histórias contar é você”.
The Sims 4 Pacote de Expansão Aluga-se já está disponível no PlayStation®4, PlayStation®5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC pelo EA app para Windows, Origin™, Steam® e Epic Games Store. Reserve agora para começar a jogar logo após o lançamento!
E se comprar o Pacote de Expansão Aluga-se entre 2 de novembro e 18 de janeiro, você terá acesso ao Conteúdo Digital Comida de Rua, que inclui uma churrasqueira móvel, um guarda-sol e um cesto de fruta.