Você sabe o que foi o Projeto The Sims Olympus?

E se de repente o The Sims 4 que temos hoje não existisse? E fosse um The Sims Online? Fique no post e vamos descobrir tudo relacionado ao Projeto The Sims Olympus e seus parentes mais próximos…

The Sims Olympus era o “codinome” do projeto que seria a próxima geração do The Sims; o sucessor do The Sims 3. Apostando em algo “novo” entre alguns projetos já lançados, como The Sims Online e The Sims Social, teriam que trazer um modo totalmente diferente de simulação.

The Sims Online foi o primeiro MMORPG (massively multiplayer role-playing video game) da franquia The Sims, desenvolvido pela Maxis e usando o mesmo motor gráfico do The Sims 1, foi lançado apenas na América do Norte. Por conta do fracasso de público e problemas graves de obrigatoriedade de internet para jogar, como também mensalidade, então ele decidiu mudar o nome para EA Land, mas acabou sendo cancelado em 2008. O Criador do The Sims, Will Wright não gostou do que o jogo havia se tornado, ele o tinha planejado o The Sims Online, como um mundo aberto do mundo real, mas acabou se tornando uma sala de bate-papo do tipo Habbo Hotel e ou jogos semelhantes da época.

Houve escândalos na época também, de que alguns jogadores estavam criando bordéis virtuais trocando Oba-Oba por Simoleons. 🔥🔥💵

Para você que ainda deseja testar essa obra prima. Você pode jogar, através de um programa chamado FreeSO, graças a um ótimo trabalho de modders da comunidade, o The Sims Online ainda pode ser testado, mas a maioria dos servidores disponíveis são americanos; existe alguns servidores brasileiros também, porém não sei se estão funcionando normalmente. Este programa permite que você jogue The Sims 1 totalmente em 3D. Ele simula todo o lote do The Sims 1 convencional e transforma em 3D, até os objetos! É incrível!

Lançado em 9 de agosto de 2011, pode-se dizer que The Sims Social é a tentativa de reviver o The Sims Online. Porém diferente dele, o The Sims Social foi criado para ser um jogo da Web que poderia ser acessado através do Facebook; um pouco semelhante ao que conhecemos hoje como o The Sims Mobile e o The Sims Freeplay, nele que você tinha que seguir algumas missões, além de poder interagir em tempo real com seus amigos da rede social, que também estavam jogando e tinha seus lotes.

Em 15 de abril de 2013, a Electronic Arts anunciou que encerraria o The Sims Social, juntamente com outros jogos do Facebook em 14 de junho de 2013, com a intenção de usar esse dinheiro para novos projetos, além da pouca atividade que o jogo tinha, visto que o mercado mobile estava em ascensão. O próprio The Sims FreePlay que existe até hoje, teve seu lançamento em 15 de dezembro de 2011 e tem sido um sucesso desde então.

Voltando ao Projeto Olympus, o desenvolvimento começou em 2008, um ano antes do lançamento do The Sims 3, mas depois o projeto seria alterado para um jogo Offline. devido não só à falta de financiamento, mas também à péssima recepção de The Sims Online, Sims Social. Não havia muito que indicasse que o Olympus seria um sucesso, muito pelo contrário. Segundo Charles London (diretor de criação) e Lucy Bradshaw (diretora geral), a parte online foi abandonada devido a questões econômicas e às poucas respostas aos primeiros testes.
Sem contar a crítica ao SimCity (2013) que foi lançado como jogo online em 5 de março de 2013, recebendo críticas nas redes sociais nada animadoras em relação à questão dos servidores e afins. O jogo precisava ser online para jogar, porém os servidores da época não suportaram e a Maxis teve que tornar o SimCity em um jogo offline. Tudo isso resultou no fechamento de um dos estúdios Maxis em Emeryville. Levando a empresa a desistir de tornar a quarta edição do The Sims uma experiência online, apesar de ter dado várias pistas no The Sims 3.

(Acredita-se que esse objeto era uma das referências ao Olympus na expansão The Sims 3 Vida Universitária).

Na verdade, várias das funcionalidades da Olympus foram feitas e ainda permanecem no código do The Sims 4 funções que por si mesmas correspondem ao sistema de modo online, mas que não possuem uma função ativa no jogo. Segue algumas imagens do que seria o Olympus:

No Olympus, apenas um Sim poderia ser jogado, o que sugere que muitas coisas teriam mudado, por exemplo, haveria fases da vida como crianças, bebês, etc? Eu diria que não, pois seria um jogo online onde todos seriam adultos e aspectos de simulação como esse seriam perdidos. Os outros usuários se destacariam dos NPCs graças aos seus plumbobs azuis, enquanto o jogador teria o verde clássico.

Com tudo isso dito, a Maxis teve que repensar no Olympus como um jogo offline, voltando à velha ideia de simulação de vida que acabaria com o nome The Sims 4. Tendo já assinado contratos com distribuidores e tal, a Maxis não podia se dar ao luxo de atrasar o projeto, mas ao mesmo tempo teve que iniciar o jogo novamente quase do 0, infelizmente é por isso que o jogo base saiu tão incompleto que nem havia BEBÊS e piscinas, por ser um jogo online no projeto Inicial, não haveria fases da vida e isso justificaria a ausência de bebês no início do jogo e que os adolescentes ficariam exatamente iguais aos adultos, tudo graças a um jogo que foi feito às pressas e com poucos detalhes.

Obviamente, a Maxis com o tempo foi completando o jogo base com atualizações gratuitas , mas até hoje The Sims 4 ainda é muito criticado quando comparado aos jogos anteriores e sua incrível política de vender pacotes, kits e coisas que são inventadas para aumentar mais dinheiro de um jogo que não vale tanto. Até hoje os recém-nascidos são meros objetos.

Outros aspectos como bairros, estilos de decoração, construção de casas e objetos foram reciclados principalmente para o jogo base. Mas um dos bairros do Olympus chamado Windenbourg seria lançado na expansão The Sims 4 Junte-se à Galera? Já que o Windenburg atual claramente passando por várias mudanças em relação ao original, mas mantendo a mesma estética visual.

Afinal, o que você acha do The Sims Olympus? Teria sido uma boa ideia ou um fracasso? Eles estavam certos em cancelá-lo e seguir num jogo off-line?

Será que o The Sims 5 será online? Fizemos uma matéria recentemente com coisas que gostaríamos que tivesse na quinta geração de Sims da franquia, voce pode conferir clicando aqui.

Deixe seu comentário.

Caso queira saber mais sobre o The Sims 4 e o projeto Olympus, só conferir nossa matéria completa falando sobre a quarta geração dos Sims, clicando aqui.

Matéria traduzida e adaptada por ElvisPlayLive. Fonte: Simlish4

Veja também:

avatar do autor
elvisplaylive
Criador de conteúdo de The Sims desde 2002 e fundador do site cidadedossims.com.br. Em Abril de 2020, lancei o canal Elvis Play Live na Twitch, que explora diversos jogos e cultura pop, realizando transmissões semanais, hoje o canal abrange também o Youtube onde posto noticias e onde também faço live.