A fotógrafa Joana França se inspira nas ruas de pedra em Paraty
Localizada entre o Rio de Janeiro e São Paulo, Paraty tem atraído visitantes do mundo artístico há décadas com suas maravilhas naturais, restaurantes animados e um centro da cidade cheio de história.
A fotógrafa brasileira Joana França é apaixonada pelas “janelas, portas coloridas, lâmpadas, ruas de pedra e pela forma como a natureza está presente na cidade”, conta.
Sul sul, Simmers! Uma centelha de inspiração, cortesia do mundo real, pelas lentes de fotógrafos locais. Como muitas pessoas, nós nos inspiramos em tudo ao nosso redor, dentro e fora dos jogos. Este é o Simspiração.
Em sua mais recente visita para fotografar a cidade, “queria mostrar as fachadas bem iluminadas pelo sol abundante, deixar as sombras das lâmpadas nas casas desenharem as fachadas brancas, ver as cores das janelas e portas se destacando”, acrescenta Joana. Estes aspectos inspiram a fotografia dela. “É uma cidade em escala reduzida. As ruas são estreitas e as fachadas são baixas. É uma escala mais acolhedora”, explica.
Paraty se destaca por suas construções baixas de calcário branco, pontuadas por inúmeras janelas e portas em tons de joias. Nem o calcário nem a infinidade de janelas e portas são detalhes aleatórios, mas na verdade foram projetados para manter seus interiores frescos. As cores mais populares, incluindo amarelo, verde, granada e azul, também não são totalmente aleatórias, já que a influência maçônica – que se refere às guildas locais de pedreiros – é parte vital da história arquitetônica de Paraty, ditada pelo azul hortênsia. Sua influência também é evidente nos símbolos crípticos pintados em construções pela cidade. De acordo com Joana, “os maçons adicionavam formas geométricas para se identificar”.
Graças às ruas sem trânsito no centro histórico, é fácil passear pelos seus 33 quarteirões e estudar as muitas pistas do passado de Paraty. Mas tenha cuidado ao caminhar pelas pedras irregulares, que certamente atrapalharão quem não estiver usando sola plana e cuidando por onde passa. Seu posicionamento parece aleatório, e há muitas histórias para confirmar ou desmentir isso.
Por todas estas razões, Paraty tem um lugar especial no coração de Joana. “Tem o charme de uma cidade pequena, mas com ótimos restaurantes e pousadas. E também é possível explorar as ilhas paradisíacas por perto num passeio de barco depois de explorar a cidade a pé”.
Dag dag!